Pega e Posição Correta na Amamentação

Olá! Nesta postagem iremos falar sobre a pega e a posição corretas para amamentar o seu bebê!

O leite materno é a melhor opção nutricional para o bebê, como já aprendemos na leitura das nossas postagens anteriores. No entanto, a amamentação depende da escolha da mulher e seu desejo deve ser respeitado. Para aquelas mães que decidem amamentar seus bebês, é importante estarem atentas à posição de seu corpo e do bebê durante a mamada, assim como a forma e o local do mamilo em que o bebê pega.

Fonte: Dificuldades na Amamentação: quando a mãe não consegue amamentar (leiturinha.com.br)

A pega (local e a forma com que o bebê abocanha) e a posição (postura do corpo) durante a mamada são fatores importantes para que o bebê consiga se alimentar eficientemente, ao invés de ficar muito tempo na mama sem conseguir sugar quantidade suficiente de leite.

A posição da mulher deve ser confortável. Deve estar apoiada e relaxada, com roupas que não limitem seus movimentos e que possibilitem a exposição completa da mama. O bebê também deve estar com roupas confortáveis que deixem seus braços livres. A mulher deve apoiar a mama com a mão em forma de C. Importante não fazer o formato de tesoura.

Formato em C:

Fonte: Como amamentar o bebê – Uncategorized – (coragemdemae.com.br)

Formato em Tesoura:

Fonte: 5 posições para amamentar o seu bebê – Sou Mamãe (soumamae.com.br)

Repare que na figura acima, o formato em C possibilita a ofertada mama enquanto, o formato em tesoura, afasta a mama. Além disso o formato em tesoura pode prender o fluxo de leite e inflamar a mama.

Existem diversas posições para amamentação, cabe à mulher e ao bebê descobrirem juntos qual é a mais confortável para os dois. No entanto, em qualquer posição, é preciso garantir que o rosto do bebê esteja de frente para a mama, com o nariz na altura do mamilo e a cabeça alinhada ao corpo. O bebê deve estar bem juntinho da mãe. Veja os exemplos na figura a seguir:

Fonte: As melhores posições para amamentar – Blog Grão de Gente (bloggraodegente.com.br)

Quanto à pega, deve-se estimular os lábios do bebê encostando o próprio mamilo e esperar que ele abra completamente a boca e coloque a língua para baixo. É nesse momento que a mulher deve levá-lo até a mama para que ele abocanhe não só o mamilo, mas a maior área possível da aréola (parte escura atrás do mamilo). A pega correta ocorre quando é possível observar a maior região da aréola acima da boca do bebê e não abaixo. Os lábios ficam voltados para fora (lembra um peixinho), as bochechas ficam bem arredondadas, o queixo encostado na mama e o nariz livre para não interromper a respiração do bebê. Atenção, bochechas encovadas, mama aparentando estar esticada ou deformada durante a mamada, ruídos durante a amamentação ou dor, são indicativos de que a pega e/ou a posição não estão corretas.

Fonte: EBC | O que significa a “pega correta” na amamentação?

A pega e a posição corretas durante a amamentação são algumas das condições que garantem a boa alimentação e ganho de peso do bebê, além de evitarem fissuras ou machucados nos mamilos. Em situações em que a mama esteja muito cheia de leite e o bebê não consiga fazer a pega, é recomendado ordenhar um pouco do leite para que o mamilo fique mais maleável e o bebê possa abocanhar no local correto.

Qualquer dúvida sobre este ou outro tema, nos escreva!

Referências bibliográficas:

·         Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Caderno de Atenção Básica nº 23 – Saúde da criança: aleitamento materno e alimentação complementar / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2015.

·         Dificuldades na amamentação: quando a mãe não consegue amamentar. Disponível em: < Dificuldades na Amamentação: quando a mãe não consegue amamentar (leiturinha.com.br)>. Acesso em 26 de abril de 2021.

·         Como amamentar o bebê. Disponível em: < Como amamentar o bebê – Uncategorized – (coragemdemae.com.br)>.  Acesso em 01 de julho de 2021.

·         Cinco posições para amamentar seu bebê. Disponível em: < 5 posições para amamentar o seu bebê – Sou Mamãe (soumamae.com.br)>. Acesso em 01 de julho de 2021.

·         As melhores posições para amamentar. Disponível em: <As melhores posições para amamentar – Blog Grão de Gente (bloggraodegente.com.br)>. Acesso em 26 de abril de 2021.

·         O que significa a “pega correta” na amamentação? Disponível em: <EBC | O que significa a “pega correta” na amamentação?>. Acesso em 26 de abril de 2021.

Texto produzido pelas Acadêmicas de Enfermagem Alice Dutra da Silva e Grazielle Cristine Alves Bittencourt e Profª Drª Cristiane Rodrigues da Rocha.

Publicado por Dra. Cristiane Rocha

Professora Doutora do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Obstetrícia pela UFRJ e Especialista em a Moderna Educação pela PUC.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: