PLANO DE PARTO

Olá! Nesta postagem vamos falar sobre Plano de Parto!

O que é? 

O plano de parto é um documento feito pela gestante, onde fica registrado por escrito tudo aquilo que ela deseja da assistência da equipe de saúde em relação ao seu trabalho de parto, parto e nos cuidados com o recém-nascido no pós-parto imediato, assim como situações que ela gostaria de evitar, garantindo assim que o parto e nascimento sejam respeitosos com suas escolhas. Além disso, também é uma forma de comunicação entre a gestante, seu companheiro (a) e o profissional de saúde, neste sentido todos ficam sabendo o que o outro deseja e o que é possível ou não de ser realizado pelas suas perspectivas de mundo, o que inclui não só a questão técnica, mas também religiosos, sociais, psicológicos e sociais. Deve-se levar em conta que o trabalho de parto e parto são eventos dinâmicos e por isso as coisas podem não sair conforme o planejado, mas as possíveis mudanças de cenários precisam ser sempre conversadas com a gestante. 

Plano de parto · Itapetininga · Nosso Bem Estar
Fonte: Nosso Bem Estar

O plano de parto, no Rio de Janeiro, conta com instrumentos legais, a LEI Nº 7191 DE 06 DE JANEIRO 2016, e é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo diretrizes do Ministério da Saúde sobre pré-natal e parto, cabe aos profissionais de saúde perguntar se a mulher tem um plano de parto escrito, ler e discutir com ela, levando-se em consideração as condições para a sua implementação, tais como a organização do local de assistência, limitações (físicas, recursos) relativas à unidade e a disponibilidade de certos métodos e técnicas.   

Qual sua finalidade? 

O plano de parto serve como guia para a gestante entender como acontece o parto e para que ela converse durante o pré-natal com a equipe de saúde sobre o tema, para entender as práticas que são usadas e as que são evitadas pelo profissional que vai acompanhá-la. Essa conversa é importante para a gestante, para saber se a assistência escolhida vai conseguir atendê-la da melhor forma possível e de maneira segura. Essa conversa evita as frustações tanto da mulher quanto do profissional de saúde porque cada um consegue compreender o que o outro deseja e planeja antes da ocorrência dos fatos, assim o plano de parto beneficia a ambos. 

Como saber qual a melhor via de parto para a paciente? - PEBMED
Fonte: Portal Peb Med

Tópicos do plano de parto: 

  • Local do parto escolhido 
  • Acompanhante de escolha da gestante (garantido por Lei Federal n. 11.108 de 2005
  • Presença de Doula 
  • Posicionamento da gestante em relação às intervenções no trabalho de parto e parto (exemplos: medidas farmacológicas e não farmacológicas para alívio da dor, posição para o bebê nascer, contato pele a pele, amamentação) 
  • Posicionamento da gestante em relação às intervenções no recém-nascido (exemplos: aspiração gástrica e de vias aéreas) 
  • Posicionamento da gestante quanto aos aspectos mais pessoais (exemplos: iluminação do ambiente, música, o que dá força a gestante e o que pode atrapalhar, usar roupa de livre escolha, fotos e vídeos, alimentação da gestante) 
  • Situações inesperadas 

Qualquer dúvida sobre este, ou outro tema, nos escreva!

Referências: 

O que é plano de parto. Despertar do parto. Disponível em: https://www.despertardoparto.com.br/o-que-e-plano-de-parto.html 

Plano de Parto. Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Disponível : <http://www.ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras/espaco-do-consumidor/parto-na-saude-suplementar-conheca-seus-direitos>&nbsp;

Texto produzido pela Acadêmica de Enfermagem Carolina Siciliano da Luz e Profª Drª Cristiane Rodrigues da Rocha

Publicado por Dra. Cristiane Rocha

Professora Doutora do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Obstetrícia pela UFRJ e Especialista em a Moderna Educação pela PUC.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: