SONS DO ÚTERO

Olá! Vamos conversar sobre outra forma de relaxar e acalmar seu bebê. Nesta postagem vamos falar sobre os sons do útero!

Quem pensa que o bebê está em um ambiente silencioso, sem ruídos, está enganado. Dentro do útero o bebê pode escutar os sons, dia e noite, dos órgãos da mãe em funcionamento. Sons do coração, da respiração, do estômago, intestino, movimentos corporais…imagina quantos sons juntos!

Os estudos sobre o desenvolvimento do feto mostram que a partir da 12ª semana de gestação já se pode começar a ouvir estes sons, ficando com mais pureza por volta da 20ª semana. Assim, percebemos que os sons ouvidos no útero se tornam muito familiares até seu nascimento.

Desde a década de 1990, evidências científicas indicam que o bebê sente um grande bem estar ao ouvir estes sons. Dessa forma, utilizamos a simulação desse barulho intrauterino, por acreditarmos que isso traz ao bebê uma memória afetiva de segurança e conforto, conforme acontecia no útero. Por isso, com esta técnica, conseguimos obter o efeito de acalmar o bebê.

Fonte: Google Imagens

É usada, geralmente, até os 3 meses de idade, pois, a partir deste tempo de vida extrauterina, o bebê já começa a perceber melhor o mundo ao seu redor, e essa técnica vai, pouco a pouco, perdendo a sua eficácia.

Existem alguns aplicativos de celular, bem como alguns vídeos disponíveis na internet que reproduzem os sons do útero. Um exemplo é o aplicativo Baby Sleep Sounds, que pode ser usado até sem internet. Há também aplicativos, como o Sleep Baby Sleep, entre outros, em que os sons podem ser programados para tocar durante um tempo específico.

Experimente utilizar o som do útero associado com as técnicas de acalmar o bebê que foram ensinadas nas postagens anteriores.

Qualquer dúvida sobre este, ou outro tema, nos escreva!

Texto escrito por: Acadêmica de Enfermagem Carolina Siciliano da Luz e Profa. Dra. Cristiane Rocha

Referências:

https://www.minhavida.com.br/familia/materias/35339-som-do-utero-para-acalmar-o-bebe-funciona

https://bebe.abril.com.br/desenvolvimento-infantil/e-verdade-que-o-som-do-utero-acalma-os-bebes/

Publicado por Dra. Cristiane Rocha

Professora Doutora do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Obstetrícia pela UFRJ e Especialista em a Moderna Educação pela PUC.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: