Olá! Vamos continuar nossa conversa sobre as formas de relaxar e acalmar o bebê. Para isso, vamos abordar nesta postagem a técnica do banho de ofurô. O ofurô é um banho relaxante realizado em um balde. A intenção é reproduzir um pouco da fase aconchegante dentro do útero materno. O balde deve ser utilizado, apenas para o banho e tem que ter as bordas arredondadas.
O ideal é que o balde seja de um tipo específico, próprio para este uso, para não correr o risco de cortar a pele do bebê, por conta de fiapos e arestas de plástico. Outra vantagem, é que o balde próprio possui o fundo antiderrapante e é menos propenso a tombamentos, pois tem um centro de gravidade mais baixo, que o torna bem estável.
O banho de ofurô não substitui o banho normal do bebê, ele é utilizado para o relaxamento, para uma melhor e mais rápida adaptação do recém-nascido ao novo mundo. As mães podem continuar com o ofurô até quando desejarem e até quando for confortável, tanto pra ela, quanto para o bebê.
Você vai precisar dos seguintes materiais: balde próprio para ofurô, água morna, toalha de pano feita com “tecido de fralda” (opcional), toalha comum, fralda e roupa para o bebê e/ou manta (escolha a roupa mais prática de colocar). Prepare o ambiente para que não tenha corrente de ar e permaneça aquecido. Feche janelas e portas.
O bebê fica numa posição bem parecida com a que ficava no útero. As pernas e braços ficam encolhidos e o bumbum fica apoiado no fundo do balde, porém, apesar de o neném ficar bem estável no balde, não se pode deixá-lo solto, pois existe o risco de afogamento. Por esse motivo, também é necessário manter a atenção com a quantidade de água, para que não ultrapasse a altura do peito. É preciso sustentar o pescoço caso o bebê ainda não consiga fazer isso sozinho.
A água deve ser limpa e aquecida (morna), em torno de 370 C. Para recém-nascidos, podemos utilizar o banho de ofurô com o bebê enrolado em uma toalha de tecido fino. Por isso sugerimos o tecido tipo “fralda de pano” na lista de materiais descrita acima.
Não é aconselhável colocar sais de banho ou outros produtos, pois isso pode irritar as vias respiratórias do bebê, e até mesmo resultar em um processo alérgico mais grave. Sobre o tempo de banho, não é específico, mas geralmente, dura de 10 a 15 minutos. Pode acontecer de o bebê dormir e isso não tem problema. A temperatura é o fator determinante para fim do banho, devendo o bebê ser retirado do balde, assim que for percebido que a água não está mais aquecida.
Retire o bebê com cuidado e enrole imediatamente em uma toalha e após secar, coloque uma roupa de fácil manejo para que não retire do bebê o efeito do relaxamento que o banho proporcionou. Se adormecer no banho, podemos colocar somente a fralda e enrolar em uma manta e caso esteja frio, vista também uma touca.
O banho de ofurô, além de auxiliar no relaxamento do bebê, alivia cólicas e proporciona um sono mais tranquilo. Veja algumas imagens, retiradas do google imagens, que demonstram o efeito deste relaxamento. A primeira figura é de um recém-nascido com o pano enrolado e dentro do ofurô, a segunda e a terceira mostram o bebê um pouco maior.



Texto produzido por: Acadêmica de Enfermagem Carolina Siciliano da Luz e Profa. Dra. Cristiane Rocha
Fontes:
Minha Vida: https://www.minhavida.com.br/familia/tudo-sobre/736-shantala
https://www.minhavida.com.br/familia/materias/35339-som-do-utero-para-acalmar-o-bebe-funciona
Bebê Abril: https://bebe.abril.com.br/familia/shantala-aprenda-passo-a-passo-a-fazer-a-massagem-que-os-bebes-adoram/
https://bebe.abril.com.br/desenvolvimento-infantil/e-verdade-que-o-som-do-utero-acalma-os-bebes/
Guia do Bebê: https://www.guiadobebe.com.br/banho-de-balde-para-os-pequeninos/