COMO ACALMAR O BEBÊ PELA ORGANIZAÇÃO DA POSTURA

Olá! Vamos conversar sobre formas de acalmar o bebê pela organização da postura.  Existem várias maneiras para acalmar o seu bebê quando ele está chorando e já foram eliminadas todas as possíveis causas que descrevemos na postagem anterior “Choro do bebê”.

Uma forma de acalmar  é fazendo a “organização da postura do recém-nascido”. Você já reparou que o recém-nascido não fica com o corpo bem esticado? Suas pernas e braços são flexionados, isso porque tinha essa postura na barriga da mãe. As paredes do útero seguravam bem ele.

Assim, o recém-nascido sente muita falta de sua postura no útero, se sente solto e isso gera um desconforto que pode se transformar em choro como uma tentativa de comunicação.

Vamos ver então, duas formas de manter essa postura:

A) ENROLANDO O RECÉM-NASCIDO NA MANTA.

Para este procedimento, será necessária uma manta com o tamanho de, aproximadamente, o dobro da altura do bebê. As imagens a seguir mostram o passo-a-passo desta técnica.

  1. A manta tem quase o dobro do tamanho do bebê. Estique bem em uma superfície, evite dobras para não machucar o bebê, normalmente se usa uma cama.
  2. Dobre uma das pontas. Pode ser para dentro ou para fora. Na imagem colocamos para dentro para melhor visualização, mas se houver bordados no pano, é melhor colocar para fora.
  3. Coloque o bebê no pano com a cabeça um pouco para fora da dobra.

4. Coloque o bracinho para cima do corpo e dobre um dos lados.

5. Coloque a ponta para baixo do corpo do bebê fazendo uma leve pressão no pano para o bebê ficar amparado pelo tecido.

6. Dobre a ponta debaixo para cima.

7. A ponta que sobra colocamos para dentro.

8. Agora coloque o outro bracinho para cima do corpo e envolva o bebê com a ponta restante.

9. Finalize ajustando o pano para fazer a leve pressão necessária para amparar o corpo do bebê e coloque a pontinha restante para baixo do bebê.

B) UTILIZAÇÃO DO NINHO.

O ninho pode ser comprado pronto ou pode ser confeccionado por alguém da família. É importante que ele seja de um tamanho em que toda a sua volta fique em contato com o bebê. Ele também pode ser usado associado à manta que vimos anteriormente. Existem vários modelos, o importante é escolher aquele que permita o ajuste conforme o bebê cresça. Pode ser usado de 0 a 7 meses. É sempre bom lembrar do efeito de organização da postura, aconchego e segurança que queremos causar no recém-nascido com o uso destes recursos.

Qualquer dúvida sobre este, ou outro tema, nos escreva!

Publicado por Dra. Cristiane Rocha

Professora Doutora do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Obstetrícia pela UFRJ e Especialista em a Moderna Educação pela PUC.

Um comentário em “COMO ACALMAR O BEBÊ PELA ORGANIZAÇÃO DA POSTURA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: