Olá! Vamos conversar sobre o choro do bebê. Os pais e familiares tendem a ficar muito angustiados quando o bebê chora. Esse sentimento não é necessário, já que o choro do bebê é o meio de comunicação para dizer que precisa de algo.
A grande dificuldade está em descobrir o que ele quer. Essa descoberta ocorre aos poucos. No entanto, sabemos que existem algumas causas principais para o choro do bebê. São elas: calor, frio, roupa incômoda, querer mudar de posição, troca de fralda, querer afeto, cólicas, sono, sede e fome
Com estas dicas podemos verificar a causa do choro. Caso o choro seja persistente é necessário levar ao pediatra para avaliar.
É importante saber que, até os 3 meses, muitos bebês estranham o mundo fora do útero. Este é um período de adaptação, requer paciência dos pais e familiares com a impaciência deles diante do novo mundo, um mundo que tem roupa, banho, toque, sons, luzes, sensações de fome, frio e calor. É muita coisa para essa pequenina pessoa!
A implementação de rotinas só começa a ser possível após esse período de três meses de adaptação fora do útero e a organização da família se torna necessária para que, aos poucos, o bebê consiga trocar menos o dia pela noite e tenha seus horários de sono, banho, passeio para banho de sol e brincadeiras.
Alguns cuidados como enrolar na manta, massagens, banho de ofurô, ouvir o som do útero, atenção e carinho ajudam os pequenos nesta adaptação. E falaremos de forma mais detalhada de cada um destes cuidados nas próximas postagens.
Qualquer dúvida sobre este, ou outro tema, nos escreva!
Fonte da Figura: Cartilha Mãe & Bebê, 2013.