CUIDADOS COM O UMBIGO (COTO UMBILICAL)

Olá! Vamos conversar sobre a limpeza do umbigo.  É muito importante este cuidado para evitar infecção e também para ressecá-lo e fazê-lo cair.

Um medo muito frequente das mães é de causar dor ao manipular o umbigo. Fique tranquila, isso não ocorre, já que no umbigo não existe inervação (sensores da dor).

Você vai precisar de algodão ou gaze ou cotonete e álcool 70%.

Comece sempre lavando bem as suas mãos antes deste cuidado.  Umedeça a gaze (ou o algodão, ou o cotonete) com o álcool 70% e passe da base do umbigo para cima com uma leve pressão. Lembre-se que se somente encostar a gaze com álcool não fará a limpeza corretamente.

Um erro comum é jogar o álcool na gaze enrolada no umbigo. Isso pode queimar a pele do bebê.

O procedimento correto deve ser feito após o banho e depois das trocas de fraldas, mas cuidado! Após a troca da fralda, não esqueça de lavar as mãos para realizar a limpeza do umbigo.

Sugiro não realizar este cuidado durante a madrugada,  mesmo depois das trocas de fralda, porque, normalmente, a mãe estará muito cansada e a lavagem das mãos pode não ficar adequada, levando ao risco de contaminar o umbigo.

Mantenha o umbigo para fora da fralda. Assim evitamos que suje com urina e fezes. Caso isso aconteça, lave com água e sabão e depois passe o álcool 70%. E não coloque outros objetos e faixas, pois podem trazer contaminação.

Leva em torno de 7 a 14 dias para o umbigo cair. Após sua queda, pode haver um pouco de sangramento no local. É importante continuar com a limpeza, porém, a partir desta fase, é melhor utilizar o cotonete com o álcool 70% após o banho até que tenha cicatrizado completamente.

Qualquer dúvida sobre este, ou outro tema, nos escreva!

FIGURA: CARTILHA MÃE & BEBÊ, 2013.

Publicado por Dra. Cristiane Rocha

Professora Doutora do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Obstetrícia pela UFRJ e Especialista em a Moderna Educação pela PUC.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: