Olá! Vamos conversar sobre a limpeza do umbigo. É muito importante este cuidado para evitar infecção e também para ressecá-lo e fazê-lo cair.
Um medo muito frequente das mães é de causar dor ao manipular o umbigo. Fique tranquila, isso não ocorre, já que no umbigo não existe inervação (sensores da dor).
Você vai precisar de algodão ou gaze ou cotonete e álcool 70%.
Comece sempre lavando bem as suas mãos antes deste cuidado. Umedeça a gaze (ou o algodão, ou o cotonete) com o álcool 70% e passe da base do umbigo para cima com uma leve pressão. Lembre-se que se somente encostar a gaze com álcool não fará a limpeza corretamente.
Um erro comum é jogar o álcool na gaze enrolada no umbigo. Isso pode queimar a pele do bebê.
O procedimento correto deve ser feito após o banho e depois das trocas de fraldas, mas cuidado! Após a troca da fralda, não esqueça de lavar as mãos para realizar a limpeza do umbigo.
Sugiro não realizar este cuidado durante a madrugada, mesmo depois das trocas de fralda, porque, normalmente, a mãe estará muito cansada e a lavagem das mãos pode não ficar adequada, levando ao risco de contaminar o umbigo.
Mantenha o umbigo para fora da fralda. Assim evitamos que suje com urina e fezes. Caso isso aconteça, lave com água e sabão e depois passe o álcool 70%. E não coloque outros objetos e faixas, pois podem trazer contaminação.
Leva em torno de 7 a 14 dias para o umbigo cair. Após sua queda, pode haver um pouco de sangramento no local. É importante continuar com a limpeza, porém, a partir desta fase, é melhor utilizar o cotonete com o álcool 70% após o banho até que tenha cicatrizado completamente.
Qualquer dúvida sobre este, ou outro tema, nos escreva!
